quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Atirador norueguês faz exigências ''irreais''

- O Estado de S.Paulo
OSLO
O autor dos ataques que mataram 77 pessoas na Noruega, Anders Behring Breivik, apresentou ontem uma longa lista de pedidos "fora da realidade", segundo seu próprio advogado, para colaborar com as investigações e dar informações sobre duas supostas células terroristas de extrema direita. Entre as exigências de Breivik está uma reforma política completa na Noruega - na qual ele teria um papel de destaque - e o pedido de ser analisado por psiquiatras japoneses.
Segundo o advogado de defesa de Breivik, Geir Lippestad, o homem de 32 anos fez pedidos comuns entre detentos, como por roupas civis e cigarros, e outros "muito distantes do mundo real, o que mostra que ele não sabe como uma sociedade funciona".
Segundo o advogado, Breivik alega que os japoneses compreendem a ideia e os valores da honra e um "psiquiatra japonês o entenderia muito mais do que qualquer europeu".
Lippestad confirmou que o atirador exigiu uma "completa mudança da sociedade norueguesa e europeia", incluindo a renúncia de todo o governo da Noruega. "Isso mostra que ele não compreende em qual situação se meteu", afirmou o advogado.
Breivik disse que promoveu o massacre, cuja maioria das vítimas é adolescente, como parte uma cruzada moderna contra uma Europa marcada pela imigração de muçulmanos. Ele também garante que existem mais células terroristas prontas para agir. A polícia norueguesa, contudo, afirma que não existem indícios de uma conspiração maior e acredita que Breivik tenha agido sozinho.
Se Breivik for e condenado por terrorismo, poderá ficar preso por até 21 anos. Um acordo alternativo de custódia poderia mantê-lo preso indefinidamente.
Investigadores voltarão a interrogá-lo nos próximos dias. O procurador norueguês Christian Hatlo disse que as investigações foram finalizadas no prédio do governo onde foram detonados explosivos, mas que funcionários ainda trabalham na coleta de provas no acampamento da Ilha de Utoya. Ontem, outras duas vítimas foram sepultadas. / AP

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro