sábado, 20 de agosto de 2011

Ato público vai repudiar Belo Monte

XINGU VIVO
Demonstração parte hoje pela manhã do Teatro da Paz e deve ir até o Ver-o-Peso
Uma demonstração pública de repúdio, em escala mundial, à construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, na Volta Grande do Rio Xingu. Este é o objetivo do ato público que acontece neste sábado, a partir das 8 horas, na Praça da República, em frente ao Teatro da Paz e seguirá até o Ver-o-Peso.
O Comitê Metropolitano do Movimento Xingu Vivo anunciou também a participação da Coluna Xingu Vivo na Jornada Nacional de Lutas, que começou na última quarta-feira, 17, e que será marcada por uma série de atos de protestos contra o governo brasileiro. Estão confirmadas as participações de dois representantes do Comitê para a Jornada Nacional, que acontece em Brasília na próxima quarta-feira, 24 de agosto.
Várias ações mobilizadoras para a semana que antecedeu ao ato foram preparadas. Para isso, estão sendo usadas as rede sociais na internet, colagem de cartazes e panfletagens em praças, locais de trabalho e de estudos. Segundo seus organizadores, o ato é também um repúdio contra a decisão do governo federal em construir a usina sem considerar os apelos da comunidade científica e das populações locais. Sobretudo, será um grito mundial em defesa dos povos, da floresta e dos rios da Amazônia, afirmam.
O projeto de Belo Monte é parte da construção de um complexo de 17 usinas hidrelétricas espalhadas pelos rios Tapajós, Araguaia, Tocantins e Madeira, que terá consequências negativas e desastrosas ainda maiores para a Amazônia. Estas obras serão realizadas por grandes empreiteiras instaladas no país, que inclusive foram as principais financiadoras da campanha eleitoral da atual presidente Dilma Roussef, segundo integrantes do Movimento Xingu Vivo.
Em Altamira e região, vão acontecer manifestações com a participação de indígenas, ribeirinhos e pescadores. E Santarém também está engajada com um ato público organizado pela União dos Estudantes de Ensino Superior de Santarém (UES) e pela Frente em Defesa da Amazônia (FDA).

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro