domingo, 28 de agosto de 2011

Cinco pessoas morreram e dez estão em estado grave

Número de feridos em acidente com bonde chega a 53, segundo bombeiros

Mariana Costa, do R7
Felipe O'Neill/Agência O Dia
lapa
Com pelo menos 58 passageiros a bordo, o bonde estava superlotado, com 14 pessoas além do permitido
O número de feridos no acidente com o bonde que descarrilou neste sábado (27) em Santa Teresa, no centro do Rio, chega a 53, segundo informações do Corpo de Bombeiros. Cinco pessoas morreram.
Os bombeiros retiraram 28 pessoas que ficaram presas nas ferragens. Os demais sofreram ferimentos leves e foram socorridos por policiais militares em um ônibus. Quatro morreram na hora. O condutor do bonde, identificado como Nelson Correa da Silva, foi levado com vida para o Souza Aguiar, mas morreu a caminho do hospital.
Do total de feridos, dez estão em estado grave. As vítimas estão internadas nos hospitais Souza Aguiar, no centro, Miguel Couto, na zona sul e Andaraí, na zona norte.
As informações são do comandante dos Bombeiros, o coronel Sérgio Simões, que esteve no local e acompanhou o trabalho de resgate, que contou com 60 homens de três quartéis da corporação.
Com pelo menos 58 passageiros a bordo, o bonde estava superlotado, conforme admitiu o secretário de Transportes, Júlio Lopes, que foi ao local do acidente e teve que enfrentar a hostilidade dos moradores. A capacidade do bonde é de 32 passageiros sentados e 12 em pé, sem considerar os que viajam nos estribos.
- Temos informações preliminares de que o bonde estaria muito cheio.
Tragédia anunciada

Para a associação de moradores de Santa Teresa, o grave acidente foi "uma tragédia anunciada" . A presidente da associação, Elzbieta Mitkiewicz, acusa o governo do Estado de omissão e negligência na manutenção dos bondes.

O acidente mais recente envolvendo os bondes de Santa Teresa foi em junho, quando o turista francês Charles Pierson, de 24 anos, morreu após se desequilibrar e cair dos Arcos da Lapa. Em 2009, a professora Andrea de Jesus Resende, de 29 anos, morreu depois que o bonde onde estava bateu em um ônibus.

Os bondinhos são muito frequentados por turistas, mas também são usados como meio de transporte por quem mora no bairro.

No dia 1º de setembro, moradores de Santa Teresa vão fazer uma manifestação para protestar contra as más condições dos bondes. O protesto vai acontecer na estação terminal, na Carioca, no centro, às 9h.

"Foi uma fatalidade"
Segundo uma avaliação preliminar feita por peritos do ICCE (Instituto de Criminalística Carlos Éboli), o bonde andou cerca de 20 metros depois de descarrilar até atingir dois postes. O acidente aconteceu por volta das 16h em um trecho de declive acentuado e com curvas, na esquina das ruas Joaquim Murtinho e Francisco Muratori. O impacto da batida deixou o veículo totalmente destruído.
A perícia foi interrompida por volta das 20h50 e deverá ser retomada na manhã deste domingo (28). A circulação dos bondes está suspensa até que as causas do acidente sejam apuradas, segundo o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, que esteve no local e foi hostilizado por moradores.

- Foi uma fatalidade, uma tragédia, mas as causas desse acidente serão apuradas com toda a transparência. Vamos pedir ajuda ao Crea (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) para saber o que aconteceu.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro