domingo, 28 de agosto de 2011

EUA confirmam pelo menos nove mortos pelo furacão Irene


Tempestade deixa mais de 1 milhão sem energia elétrica e se encaminha para NY

EUA confirmam pelo menos nove vítimas fatais do furacão Irene<br /><b>Crédito: </b> Scott Olson/AFP/CP
EUA confirmam pelo menos nove vítimas fatais do furacão Irene
Crédito: Scott Olson/AFP/CP
Com os moradores comprando lanternas, velas, pão e água, Nova Iorque se prepara para o pior furacão das últimas sete décadas a atingir a cidade, menos de uma semana depois de um inesperado terremoto. A caminho de Manhattan, o Irene matou, entre vítimas diretas e relacionadas, ao menos nove pessoas e deixou mais de 1 milhão sem energia, segundo a rede de TV CNN.

A tempestade atingiu com força a Virgínia e a Carolina do Norte. Os ventos, que na sexta-feira alcançavam 160 quilômetros por hora, reduziram sua velocidade para 140 quilômetros por hora - o que fez a tempestade passar da categoria 2 para a 1, na escala Saffir-Simpson, que vai até 5.

Das mortes deste sábado, quatro foram causadas por quedas de árvores, três foram acidentes de carro provocados pela chuva e uma foi de um surfista na costa da Flórida. A morte da nona vítima está indiretamente relacionada ao furacão: um morador da Carolina do Norte sofreu um enfarte enquanto cobria sua casa com madeira compensada para protegê-la da tempestade.

O Rio Neuse, que corta o Estado, subiu cerca de 7 metros e um número indeterminado de residências foi inundado. Equipes de socorro efetuaram buscas na região, mas, novamente, não havia informações sobre vítimas. Ao longo do fim de semana, o Irene seguirá até o extremo norte da Costa Leste americana - afetando a vida de 20% da população dos EUA, em cidades como Washington, Filadélfia, Nova Iorque e Boston.

A maior parte das 370 mil pessoas que receberam ordem de abandonar Nova Iorque já deixou suas casas. Dezenas de milhares viajaram na sexta-feira para outras cidades no interior, distantes do chamado "olho" da tempestade. O transporte público nova-iorquino - pela primeira vez na história - deixou de funcionar. Os aeroportos seriam fechados às 23h (horário de Brasília).

As filas nos supermercados e farmácias foram gigantescas na manhã deste sábado. As inúmeras cafeterias Starbucks de Manhattan estavam fechadas, assim como uma série de cafés e restaurantes da região do Lincoln Center, uma das mais movimentadas de Nova Iorque.

A loja da Apple na Quinta Avenida, que funciona 24 horas todos os dias, não abriu, assim como grande parte do comércio da região. No entanto, a FAO Schwarz, de brinquedos, funcionava normalmente. Era difícil encontrar algum lugar aberto mesmo antes do meio-dia, quando não haveria mais transporte público. A partir desse horário, o recomendado era não sair de casa.

No Central Park, de manhã, alguns moradores ainda aproveitavam os últimos minutos sem chuva para fazer exercícios, passear com os cachorros e levar as crianças para brincar. Havia até mesmo um time treinando futebol americano. Mas, com o começo de uma chuva bem fraca, grande parte começou a sair.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro