sexta-feira, 12 de agosto de 2011

EUA divulgam nomes de mortos em helicóptero no Afeganistão


O Departamento de Defesa dos Estados Unidos publicou nesta quinta-feira a lista com as identidades dos 30 militares americanos mortos em um ataque dos talibãs no Afeganistão, que derrubou o helicóptero no qual viajavam junto com oito afegãos. Entre eles estão 17 membros do grupo de operações especiais da Infantaria da Marinha (Navy Seals).
Oficiais do Comando de Operações Espaciais, que supervisionam unidades como os Seals e o grupo Delta Force, haviam solicitado ao secretário de Defesa, Leon Panetta, que mantivesse os nomes em segredo por motivos de segurança. Panetta considerou o pedido, segundo disse na quarta-feira o porta-voz do Pentágono, Dave Lapan, mas, finalmente decidiu divulgar nome, categoria, idade, unidade à qual pertenciam e cidade de origem dos militares mortos.
Segundo Lapan, os comandantes das equipes de Operações Especiais afirmaram que publicar a identidade dos 17 Seals e três membros da Força Aérea poderia ter "implicações na segurança", mas não entrou em maiores detalhes. Lapan disse que Panetta "considerou cuidadosamente todos os aspectos" antes de dar sinal verde para a divulgação dos nomes.
Os militares morreram quando o helicóptero no qual viajavam foi abatido durante uma operação da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) da Otan para desmantelar uma célula talibã assentada no vale de Tangi, na província de Wardak, ao oeste de Cabul.
Além dos 30 americanos, morreram sete membros da força de segurança afegã e um tradutor. Os caixões com os corpos dos soldados chegaram na terça-feira à base aérea americana de Dover, onde foram recebidos pelo presidente dos EUA, Barack Obama.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro