domingo, 28 de agosto de 2011

Furacão Irene avança pela costa leste


e deve atingir Nova York pela manhã
Cerca de 2,5 milhões de pessoas são obrigadas a sair de casa
furacão marMark Wilson/Getty Images/AFP
Veja mais fotos
Mar da região de Maryland está agitado com a chegada do furacão
O furacão Irene, que avança pela costa leste dos Estados Unidos, atingirá Nova York na manhã de domingo (27), antes de se deslocar para o norte.  Está nos EUA? Envie seu relato sobre o furacão Irene

Veja como falar com parentes afetados pelo furacão nos EUA
Obama visita centro de crise em Washington
O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, alertou as mais de 8 milhões de pessoas que vivem na cidade mais populosa dos Estados Unidos.
- A tempestade está vindo. Este é um furacão, que se você estiver no local errado e na hora errada, pode ser fatal ... É muito perigoso lá fora.
Ele pediu à população que permaneça em casa, para se proteger da queda de escombros, alagamentos e o risco provocado por linhas de energia derrubadas.

Cerca de 2,5 milhões de pessoas estão sendo obrigadas a marchar para o oeste. Nova York ordenou o fechamento do metrô pela primeira vez por causa de um desastre natural. Apenas nesta cidade, 370 mil pessoas devem deixar áreas com risco de inundação. Quem não obedecer corre o risco de ser multado ou preso. O prejuízo estimado pode ultrapassar R$ 80,5 bilhões (US$ 50 bilhões).
Destruição
O furacão já provocou destruição, falta de energia generalizada, inundações e ao menos nove mortes, de acordo com a rede de TV CNN.
Cinco pessoas morreram na Carolina do Norte, sendo duas vítimas de quedas de árvores. Uma criança morreu em uma acidente de carro, por causa de falhas em semáforos. Um motorista morreu após perder o controle do carro e bater em uma árvore. Na sexta-feira (26), um homem sofreu um infarto enquanto preparava sua casa para a chegada do furacão. Três pessoas foram vítimas de quedas de árvores na Virgínia. Um surfista morreu em New Smyrna Beach, na Flórida.
O furacão se dirige agora rumo ao norte, após provocar inúmeros danos. Segundo a CNN, quase um milhão de pessoas estão sem energia elétrica na Carolina do Norte e na Virginia. Em torno de 12 mil linhas telefônicas ficaram sem serviço nesses Estados, informou a Comissão Federal de Comunicações (FCC, da sigla em inglês). 

O furacão tocou a terra na área de Cape Lookout, às 7h30 (8h30 no horário de Brasília) deste sábado (27), já com escala de intensidade diminuída, mas ainda com a força de um fenômeno de categoria 1, considerada perigosa, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês), que tem sede em Miami. Na categoria 1, os ventos vão de 119 a 153 km/h. Devem superar 249 km/h para alcançar a categoria 5.
Antes mesmo de atingir a terra, o fenômeno já havia castigado a costa do Estado, com fortes ventos, chuvas torrenciais e uma ressaca "extremamente perigosa", que causou estragos no litoral durante essa madrugada.

As quedas de luz começaram já na tarde desta sexta-feira (26), devido a uma tempestade.
O governo da Carolina da Norte decretou estado de emergência em decorrência das ações do furacão Irene. As fortes rajadas e as chuvas já causam enchentes em diferentes locais, atingindo a região de Virginia Beach.
Veja fotos da passagem do furacão
O presidente Barack Obama aconselhou os americanos a "levar a sério a tormenta", que segundo ele pode ter proporções históricas". O presidente interrompeu as férias em Massachusetts e retornou a Washington na sexta-feira à noite.
Evacuação
Milhões de pessoas foram retiradas da costa de Nova Jersey, nordeste dos Estados Unidos, diante da ameaça da chegada do furacão Irene neste sábado à noite, informou o governador Chris Christie. A informação é da France Presse.
As pessoas obedeceram à ordem de evacuação e se deslocaram para o interior do Estado, incluindo 98% da população do Cabo May, uma isolada localidade que se encontra na rota do furacão.
Alessandro, leitor do R7, conta que onde vive, em Danbury City, a uma hora de Nova York, o clima está tenso, parecendo o fim do mundo.
- Aqui em Danbury ct há uma grande população brasileira, estão todos apavorados juntamente com os americanos. Hoje fui a seis redes grandes de supermercado para comprar água, já nao achei, as prateleiras estão vazias em algumas lojas. Postos de gasolina todos lotados, há filas e filas para abastecer. A região de Washington, Nova York e Boston é das mais populosas do mundo, com 65 milhões de habitantes.
Aeroportos são fechados hoje
Os aeroportos de Nova York foram fechados a partir do meio-dia deste sábado (13h de Brasília) para todos os pousos devido à aproximação do furacão Irene, informaram nesta sexta-feira as autoridades aeroportuárias.
A decisão afeta os aeroportos de La Guardia, John F. Kennedy International e Newark, revelou o porta-voz da autoridade aeroportuária de Nova York e Nova Jersey.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro