segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Incêndio destrói lavoura e área de pastagem em três fazendas de MT


Proprietário reclamou que Corpo de Bombeiros não atendeu ocorrência.
Chamas foram controladas após cerca de quatro horas, segundo fazendeiro.

Pollyana Araújo Do G1 MT
incêndio (Foto: Rádio Sorriso)Fogo destruiu parte de lavoura em Sorriso, no norte
de Mato Grosso. (Foto: Rádio Sorriso)
Um incêndio de grande proporção destruiu parte de uma lavoura de milheto e atingiu uma área de pastagem em três fazendas localizadas no município de Sorriso, a 420 quilômetros de Cuiabá, neste domingo (28). O proprietário de um dos imóveis rurais, que foi mais devastado, Argino Bedin, informou ao G1 que o fogo foi controlado por um caminhão-pipa do próprio fazendeiro depois de aproximadamente quatro horas.
O fazendeiro reclamou que o Corpo de Bombeiros do município foi acionado, mas não se dirigiu ao local para atender a ocorrência que, na avaliação dele, teria sido criminoso, já que começou em três locais diferentes.
Ao G1, o tenente-coronel João Rainho Júnior, diretor operacional-adjunto do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, argumentou que cabe à corporação atender ocorrência de incêndios florestais em parques estaduais, nacionais, em conjunto com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), e municipais. "Os proprietários de áreas rurais são obrigados a fazer a parte preventiva, como aceiros, e capacitar pessoal suficiente para atender incêndios dentro dos imóveis particulares", frisou. Ele ponderou, porém, que dependendo da proporção do incêndio e da disponibilidade da equipe, os Bombeiros podem prestar apoio, mas reitera que não possui tal obrigação. No momento do incidente, como informou o comandante regional Giovani Eggers, a equipe do Bombeiros tentava conter um incêndio em uma residência e, depois disso, foi solicitada para atender a uma outra ocorrência em uma oficina.
incêndio (Foto: Rádio Sorriso) Chamas foram controladas por caminhão-pipa,
segundo fazendeiro. (Foto: Rádio Sorriso)
"A nossa sorte é que tenho um equipamento com capacidade para carregar 16 mil litros d'água, que pode ser jogada em cerca de nove minutos", contou o fazendeiro, ao afirmar que também foram utilizados tratores com grades para combater os focos de incêndio alguns pontos. O fogo se alastrou e entrou em duas fazendas vizinhas: uma de lavoura e outra de criação de gado. No entanto, de acordo com Bedin, as chamas foram controladas antes de chegar nos animais.
O proprietário afirmou que tomou conhecimento do incêndio pelos vizinhos por volta das 14h deste domingo. "Não sabemos exatamente o que teria provocado o incêndio, mas tudo indica que tenha sido criminoso. Por isso, vou registrar ocorrência na polícia e pedir que o caso seja investigado", disse, em entrevista por telefone, ao informar ainda que não há como dimensionar o prejuízo causado, bem como a área destruída.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro