sexta-feira, 26 de agosto de 2011

"Irene" perde mais intensidade e se aproxima da costa dos EUA

terra

O furacão "Irene" perdeu nesta sexta-feira mais intensidade ao reduzir seus ventos máximos sustentados a 165 km/h, enquanto suas chuvas se aproximam à costa leste dos Estados Unidos. "Irene" se mantém como um ciclone de categoria 2 na escala de intensidade Saffir-Simpson de um máximo de 5, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos EUA em seu boletim das 12h (horário de Brasília).
"Se prevê pouca mudança na força de ''Irene'' antes que alcance a costa da Carolina do Norte", indicou o relatório.
Os meteorologistas recomendaram aos habitantes que não diminuam as precauções, visto que o ciclone "ainda representa um alto risco e pode causar uma ressaca ciclônica extremamente perigosa que elevaria o nível do mar entre 2 e 3 metros sobre a média normal", além de causar intensas chuvas.
O furacão, que pode afetar cerca de 65 milhões de pessoas na costa leste dos Estados Unidos, se aproximará da Carolina do Norte nesta sexta-feira à noite e pode atingir o território no sábado.
"O maior problema é prever onde se manifestará (nesse estado). Uma vez que toque a terra, ele se enfraquecerá. No entanto, demorará muito tempo porque é muito grande", disse o meteorologista Félix García, do NHC.
Após atingir a costa da Carolina do Norte, "Irene" irá girar lentamente em direção ao norte-nordeste, deslocando-se pela costa nordeste, e afetará muitas cidades que se encontram ao longo da área, informou García.
O olho do furacão estava localizado às 12h (de Brasília) desta sexta-feira a 530 quilômetros ao sul-sudoeste de Cabo Hatteras, na Carolina do Norte.
Um aviso de ciclone (passagem do sistema em 36 horas) é mantido desde a fronteira entre Carolina do Norte e Virgínia até Nova Jersey.
Também está em vigor uma vigilância de furacão (passagem em 48 horas) para o norte de Sandy Hook, em Nova Jersey, até a foz do rio Merrimack, em Massachusetts.
O NHC também emitiu um aviso de tempestade tropical para a baía de Chesapeake, na Virgínia, e Tidal Potomac, em Washington.
Os meteorologistas informaram que possivelmente os alertas se estendam para a Nova Inglaterra na tarde desta sexta-feira e sugeriram aos habitantes de outros locais no nordeste dos EUA e do sudeste do Canadá que fiquem atentos à trajetória do furacão.
"Irene" é o primeiro furacão da temporada de ciclones do Atlântico e deixou pelo menos seis mortos em sua passagem pelo Caribe.
EFE

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro