quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Jovem morto após acidente em parque é homenageado por amigos

 Do Bom Dia Rio
Parentes e amigos do jovem Vítor Alcântara de Oliveira, de 16 anos, que se feriu gravemente no acidente no parque de diversões em Vargem Grande, na Zona Oeste do Rio, e morreu na terça-feira (16), prestaram uma homenagem à vítima, na madrugada desta quarta-feira (17).
Um grupo de cerca de 100 pessoas se reuniu em uma praça da comunidade do Terreirão, no Recreio dos Bandeirantes, também Zona Oeste.
Na homenagem, eles formaram um coração e a inscrição K2, que era o apelido do jovem. Alguns amigos seguravam cartazes com a assinatura dos presentes e frases de paz, luto e saudades. Todos os cartazes tinham uma foto de Vítor.
O corpo de Vítor vai ser enterrado nesta tarde no Cemitério do Caju, na Zona Portuária da cidade.
Duas vítimas internadas
O acidente aconteceu na madrugada de domingo (14) e já tinha deixado uma jovem morta, além de outras sete pessoas feridas, segundo a Secretaria municipal de Saúde. Ainda de acordo com a Secretaria, Daiane Mesquita, de 17, outra jovem também ferida no acidente permanece internada no mesmo hospital em estado gravíssimo. Ela está no Centro de Tratamento Intensivo (CTI), com traumatismo craniano.
Já a jovem Francine Januário Santana, de 20 anos, sofreu uma fratura na mandíbula e também está internada no Hospital Miguel Couto. Segundo a Secretaria municipal de Saúde, seu quadro é estável, mas não há previsão de alta.

O acidente ocorreu durante uma festa agostina - uma celebração de São João no mês de agosto. De acordo com a polícia, por volta das 3h, um carrinho do brinquedo chamado "tufão" se soltou e caiu do alto, atingindo várias pessoas que estavam numa fila. Alessandra da Silva Aguilar, de 17 anos, ainda segundo os agentes, morreu no local.
Depoimentos na delegacia
Na tarde de terça-feira (16), a dona do parque e o filho foram com um advogado à 42ª DP (Recreio). Segundo a delegada Adriana Belém, os dois disseram que só vão falar sobre o caso em juízo. Segundo a delegada, eles foram indiciados por homicídio doloso, quando há intenção de matar. Ao deixar a delegacia, a dona do parque falou pela primeira vez sobre o caso. "Eu não sou assassina, eu não tive culpa, foi um acidente"
Um terceiro sócio do parque também foi à delegacia para prestar depoimento. De acordo com a delegada, o sócio, que é ex-marido da proprietária, disse que só faz parte da sociedade "para constar", mas que não tem gerência alguma sobre o parque. Ele disse que era barraqueiro, e que não andaria em nenhum dos brinquedos do parque.
Bombeiros e funcionários da prefeitura também prestaram depoimento, além de representantes da associação de moradores, segundo Adriana Belém. A delegada informou que não cabe ao Corpo de Bombeiros fiscalizar as instalações elétricas e os brinquedos. Os dois bombeiros verificaram as saídas de emergência, os extintores de incêndio e a capacidade do local.
Também prestaram depoimento as jovens Pamela Beatriz Pereira e Ana Gabrielle Van Bellen, de 17 anos, que se feriram no acidente. Pamela não quis falar com a imprensa, mas Ana Gabrielle disse não se lembrar muito bem do que aconteceu.
Mãe de Alessandra critica parque
A mãe de Alessandra Aguilar, a primeira vítima a morre no acidente, também foi à 42ª DP conversar com a delegada. Ela disse que está satisfeita de ver que a polícia está empenhada na investigação.

"Aquilo não era um parque, era um depósito de ferro. Eles (dona do parque e filho) têm de pagar por isso. Ficarei mais satisfeita quando ela e o filho estiverem atrás das grades. O engenheiro também tem de pagar por isso. Como é que ele assina um coisa que não viu? Isso levou a vida do meu bebê que não vai voltar mais", desabafou Adriana Barreto, ao deixar o local.
Morte de funcionário em parque
Policiais da 42ª DP (Recreio) informaram, nesta terça-feira, que o funcionário Diogo Melo de Paiva, de 23 anos, que trabalhava no parque de diversões, em junho deste ano, morreu em um acidente causado por um brinquedo chamado surfe. O parque estava em Paty do Alferes, na Região Centro Sul Fluminense, durante a Festa do Tomate.

De acordo com a delegada Adriana Belém, também houve outros caso de acidente no ano passado. “Já descobri, inclusive, a ocorrência de um homicídio culposo, em 2006, além de vários procedimentos de lesão corporal por acidentes ocorridos neste mesmo parque”, disse a delegada.
Em 2006, o parque ficava no bairro da Abolição, no subúrbio do Rio, e um adolescente, chamado Róbson da Costa, de 14 anos, morreu. Outras duas crianças ficaram feridas, em 2008. “Com a constatação de que não havia a menor possibilidade de este parque estar funcionando, vamos mudar a tipificação”, afirmou a delegada, reiterando que vai mudar a tipificação do crime de homicídio culposo para homicídio doloso.
Engenheiro indiciado por falsidade ideológica
A delegada confirmou ainda que o engenheiro que deu a autorização para o parque funcionar edisse que não andaria nos brinquedos nem permitiria que seus parentes andassem já está indiciado por falsidade ideológica.
"Ele deu declarações em documento público que não corresponde à verdade. O parque não tem condições de funcionar", explicou Adriana, informando que se condenado na Justiça, o engenheiro pode cumprir pena de 1 a 5 anos de detenção.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro