quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Limão ajuda na digestão e tem propriedades antiinflamatórias


Aprenda a fazer limonada suíça e molho de limão para salada e inclua a fruta rica em vitamina C, potássio e magnésio no seu dia a dia.

Fabiana Almeida Belo Horizonte
O limão é rico em vitamina C, mas o que muita gente não sabe é que é uma fruta que ajuda na digestão e tem muitas outras propriedades. A fruta tem potássio e magnésio, que ajudam a controlar a pressão e, principalmente, são substâncias relaxantes. O limão também contém dez vezes mais ácido cítrico do que a laranja ou a mexerica, mas quando ingerida estabiliza o ph do intestino.
“A fruta controla a acidez do intestino e do estômago. Um intestino com o ph descontrolado não consegue manter as bactérias boas, os lactobacilos, que são as primeiras defesas que a pessoa tem no corpo. Se as bactérias boas ficam baixas, o corpo fica mais exposto às bactérias ruins”, explica a nutricionista Juliana dos Santos Paz.
Por afinar o sangue, a fruta não é indicada para hemofílicos e para quem tem gastrite. Mas por controlar a acidez do estômago, ele acaba com diarréia, azia e má digestão.
A nutricionista dá a dica: “Uma colher de sopa de limão espremido em jejum antes das refeições já é suficiente para manter uma boa digestão. Serve também para desintoxicar o intestino, mas aí pode ser diluído em água ou na forma de suco”.
E tem mais: estudos mostraram que a vitamina C aumenta a absorção da vitamina B, encontrada em carnes e verduras. Portanto, ingerir limão, rico em vitamina C, antes das refeições, também é muito bom. A casca do limão verde também tem clorofila, que é antioxidante. Já no limão amarelo e na laranja encontramos a zeaxantina e o betacaroteno, ótimos para olhos e para a pele.
É na casca do limão que também está o limoneno, um composto químico antiinflamatório, desintoxicante e antioxidante. Pesquisas já comprovaram que ele ajuda na prevenção e no combate ao câncer por ser um poderoso renovador de células. “O suminho que sai quando você espreme e a substância aromática do limão, o limoneno, tema capacidade antiinflamatória”, explica a nutricionista.
Para aproveitar o limoneno, lave bem e jogue a casca de dois limões num litro de água. Espere uma hora e tome no mesmo dia. Você também pode raspar e salpicar a casca em saladas.
Confira duas sugestões de receitas com limão.
Limonada Suíça
Ingredientes:
- 3 limões
- 3 copos de água
- Três colheres de açúcar ou adoçante
- Gelo
Modo de fazer:
Lave bem os limões, parta cada um em 4 partes e tire as sementes. Coloque no liquidificador com açúcar ou adoçante e gelo. Quanto mais tempo bater, mais espuma terá e mais gostosa a limonada vai ficar.
Molho de limão para salada
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de suco de limão siciliano
- ½ copo de iogurte natural
- ½ colher de sopa de vinagre
- 4 colheres de creme de leite
- Sal e pimenta a gosto
Modo de fazer:
Use o limão siciliano, que tem o sabor mais suave. Misture bem os ingredientes e tempere com sal e pimenta. Finalize com raspas de limão. Tempere na hora em que for comer, para as folhas não murcharem. Misture tudo e sirva com salada.
 

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro