quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Mais de 70 empresas foram alvos de um grande ciberataque mundial

Um ciberataque massivo que pode ter durado até cinco anos infiltrou computadores e roubou dados de diversas multinacionais e até da Organização das Nações Unidas, afetando um total de 72 organizações, alegou relatório divulgado nesta quarta-feira, 3, pela McAffee.

Apesar de não citar os nomes das vítimas, o levantamento trevela que os ataques aconteceram em 14 países, sendo a maioria nos Estados Unidos e no Canadá (4). Entre as 72 empresas atingidas, estão três companhias da indústria eletrônica, duas do setor de segurança computacional, duas de TI e uma de serviço de informação.

O documento expõe dados que levam à especulação de quais seriam tais companhias. A McAfee fala em uma “empresa taiwanesa de eletrônicos”, que teve seu sistema afetado por oito meses em setembro de 2007. Outra empresa, do “setor de eletrônicos nos Estados Unidos”, teve dados roubados por mais de um ano a partir de fevereiro dde 208.

A McAfee cita ainda que uma companhia “canadense do setor de TI” foi violada por quatro meses a partir de julho de 2008 e em maio de 2010, outra “empresa norte-americana de TI” teve seus dados roubados por sete meses.

O vice-presidente da McAfee, Dmitri Alperovitch, assina o relatório de análise dos dados que ressalta a “diversidade das vítimas que foram surpreendidas pela audácia dos invasores”.

As primeiras violações nos sistemas datam da metade de 2006, mas a McAfee não descarta invasões anteriores não detectadas. A empresa não divulgou de quais países os ataques vieram, mas informou que notificou todos os atingidos e órgãos de justiça, que estão investigando os casos.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro