quarta-feira, 31 de agosto de 2011

'Muitos se escondem' sob o voto secreto, diz relator do caso Jaqueline

Carlos Sampaio diz que Câmara teve sentimento 'descolado do da nação'.
Câmara absolveu deputada Jaqueline Roriz de cassação nesta terça.

Andréia Sadi e Sandro Lima Do G1, em Brasília
O relator do caso Jaqueline Roriz, deputado Carlos Sampaio, discursa na tribuna da Câmara (Foto: Ed Ferreira / Agência Estado)O relator do caso Jaqueline Roriz, deputado Carlos
Sampaio, discursa na tribuna da Câmara (Foto: Ed
Ferreira / Agência Estado)
Relator do processo que pedia a cassação de Jaqueline Roriz (PMN-DF), o deputado federal Carlos Sampaio (PSDB-SP) disse nesta terça-feira (30) que o voto secreto foi o "ponto crucial" da absolvição da deputada federal. Para o tucano, o voto secreto é uma "excrescência".
"Além do espírito de corpo do Congresso, o voto secreto foi o ponto crucial para absolvição de Jaqueline. Ninguém quer se expor e muitos se escondem debaixo do voto secreto", afirmou o deputado ao G1.
Jaqueline Roriz foi absolvida por 265 votos da acusação de quebra de decoro parlamentar. Outros 166 votaram pela perda do mandato; houve 20 abstenções. A deputada foi flagrada em um vídeo, divulgado em março, recebendo dinheiro de Durval Barbosa, delator do chamado "mensalão do DEM" no Distrito Federal.
"Fiquei frustrado em razão do Parlamento demonstrar um sentimento descolado do da nação. As provas eram contundentes", reafirmou o deputado do PSDB.
Além de Sampaio, outros deputados criticaram o sistema de votação secreta. Para o deputado Ivan Valente (PSOL-SP), o sigilo permitiu "que a impunidade continue".
“"Certamente foi o principal fator para a absolvição. O Conselho de Ética pode apresentar o melhor julgamento, a melhor prova. O relatório do deputado Carlos Sampaio foi objetivo e consistente, mas não foi capaz de mostrar ao conjunto da Casa que era preciso dar uma demonstração de que o Parlamento está disposto a punir irregularidades"”, disse Valente.
Após a absolvição de Jaqueline, o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) classificou o voto secreto de "vergonhoso"”.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro