sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Papa critica os que decidem «quem é digno de viver»

Bento XVI falou em Madrid a milhares de jovens, fazendo uma referência indirecta aos temas do aborto e da eutanásia

Por: tvi24  | 
O papa Bento XVI pediu em Madrid força, sabedoria e prudência aos jovens cristãos, a quem apelou para que cimentem «raízes na fé», criticando os que decidem «quem é digno de viver ou pode ser sacrificado».

No discurso que proferiu na Praça Cibeles, em Madrid, na cerimónia de boas vindas da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o pontífice pediu que os jovens concentrados não deixem que as palavras da fé «passem com o vento».

A fé, disse aos jovens, deve cimentar «raízes, que alimentam o vosso ser», evitando caminhar sós, para não cair nos «impulsos cegos e egoístas ou em propostas interessadas, enganadoras que deixam o vazio e a frustração».

Seguir o caminho da fé, insistiu, constituiu uma «alternativa válida a tantos que se vieram abaixo na vida, porque os fundamentos da sua existência eram inconsistentes». «A tantos que se contentam em seguir as correntes da moda, refugiar-se no interesse imediato, esquecendo a verdadeira justiça, ou se refugiam em seus próprios pontos de vista ao invés de buscar a verdade sem adjectivos», disse.

Para Bento XVI, «há muitos que, acreditando-se deuses, pensam não ter necessidade de mais raízes ou cimentos do que eles próprios», desejando «decidir por si sós o que é verdade ou não, o que é bom ou mau, o justo ou injusto».

Numa referência indirecta aos temas do aborto e da eutanásia, criticou os que querem «decidir quem é digno de viver ou pode ser sacrificado por outras preferências, dando passos ao azar, sem rumo fixo, movidos pelo impulso do momento».

É importante, insistiu, «não sucumbir» perante as tentações que conduzem a uma existência «sem horizontes».

Bento XVI, que chegou esta quinta-feira a Madrid, na sua terceira visita a Espanha, foi aclamado por centenas de milhares de peregrinos, muitos dos quais estão na praça Cibeles desde a manhã.

Bento XVI fala em português

Bento XVI saudou em português os jovens dos ¿diversos países de língua oficial portuguesa» a quem deu as boas vindas a Madrid. «A todos saúdo com grande amizade e convido a subir até à fonte eterna da vossa juventude e conhecer o protagonista absoluto desta Jornada Mundial e, espero, da vossa vida: Cristo Senhor», disse.

O português foi uma das seis línguas usadas por Bento XVI no seu discurso de boas-vindas aos jovens peregrinos, a par do espanhol, inglês, francês, italiano, alemão e polaco.

Dirigindo-se às centenas de milhares de jovens que há várias horas, e sob um forte sol, esperam na Praça Cibeles, Bento XVI declarou sentir «imensa alegria» por estar na «capital dos jovens do mundo, onde toda a Igreja tem postos os seus olhos».

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro