quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Professores de escolas públicas param em 21 estados por cumprimento do piso salarial


       

Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), 21 estados aderiram à paralisação nacional dos professores de escolas públicas. Foram confirmadas 17 redes estaduais e 25 municipais que aderiram a paralisação que ocorreu somente hoje (16). Amanhã as atividades voltarão ao normal, segundo a CNTE.


A paralisação foi uma forma de cobrar o cumprimento da Lei do piso salarial, que determina que nenhum professor da rede pública com formação de nível médio e carga horária de 40 horas semanais pode ganhar menos do que R$ 1.187 mensais.


A CNTE teve uma audiência hoje com o Ministro da Educação, Fernando Haddad, onde foi pedido o cumprimento da lei. 'O ministro se mostrou favorável ao movimento e disse que vai intermediar por nós', disse Roberto Leão, presidente da CNTE.


Em alguns lugares, durante a paralisação, houve atos públicos, assembleias e passeatas. Em Brasília, foi feita uma conferência com os professores. Rosilene Corrêa, diretora do Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF), disse que mil professores, aproximadamente, compareceram à conferência. 'Meu balanço é que o dia foi positivo e, pelo número de presentes, acredito que houve, no mínimo, 30% de adesão de professores a paralisação'.


Segundo a Secretaria de Educação do Distrito Federal (DF), 1% das escolas do DF aderiram à paralisação e nenhuma escola teve paralisação total, apenas parcial.


Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro