domingo, 21 de agosto de 2011

Rebeldes mataram 31 membros das forças de Kadhafi em Trípoli, diz TV

Outros 42 teriam sido presos, de acordo com a Al Jazeera.
Ministro de Kadhafi confirma invasão de grupos de rebeldes a Trípoli

Do G1, com agências internacionais*
As forças rebeldes que tentam avançar sobre a capital da Líbia, Trípoli, teriam matado 31 membros das forças do líder Muammar Kadhafi neste domingo (21), de acordo com a rede de televisão "Al Jazeera". Outros 42 teriam sido detidos.
Depois que testemunhas relataram explosões e rajadas de tiros em diversos bairros de Trípoli no sábado, o ministro da Informação do governo líbio, Moussa Ibrahim, confirmou que "pequenos" grupos de rebeldes invadiram a capital do país, mas afirmou que foram detidos por tropas pró-Khadafi.
Segundo Ibrahim, Muammar Kadhafi continua governante do país e a capital Trípoli está protegida. Ele afirmou que entre os presos há argelinos, tunisianos e egípcios. Os comentários foram mostrados pela televisão estatal.
A mesma televisão transmitiu horas depois, em tempo real, um pronunciamento de Muammar Kadhafi parabenizando os líbios pela "eliminação dos ratos" (em referência aos rebeldes) e ainda acusou o presidente francês, Nicolás Sarkozy, de ser responsável pelos ataques.
  •  
  (Foto:  )
Um representante do grupo de rebeldes disse que há confrontos com as forças do governo próximos à base militar Mitiga e que "existe um número desconhecido de rebeldes mortos no distrito de Tajourah e que há bairros sem eletricidade".
Abdel Hafiz Ghoga, número dois do Conselho Nacional de Transição, que reúne os opositores da ditadura, disse que "as próximas horas serão cruciais" no combate contra o governo atual.
Segundo Ghoga, o conselho apoia os rebeldes que cercam Trípoli e que muitos comandantes e apoiadores de Kadhafi fugiram da capital.
Mais cedo, um porta-voz do governo afirmou que os conflitos estariam sendo controlados.
Apelo
O ministro da Informação aproveitou o pronunciamento na televisão para renovar o apelo aos rebeldes para que se rendam, dizendo que seriam perdoados mesmo que "matassem nossos parentes".
"Eu garanto aos líbios que Kadhafi é o seu líder e que Trípoli está cercada por milhares de pessoas para defendê-la", disse o ministro.
Várias explosões e trocas de tiros intensas foram ouvidas neste sábado na capital líbia, enquanto testemunhas indicaram a existência de "confrontos" em alguns bairros da cidade.
Trocas de tiros com armas leves eram ouvidas no centro da capital, após o fim do jejum. Moradores afirmaram que os "enfrentamentos" estavam sendo travados, principalmente, nos bairros de Soug Jomaa e Arada, no leste da capital.
Cidade controladaMais cedo, os rebeldes líbios afirmaram que retomaram o controle de toda a cidade de Brega, cenário de violentos combates há semanas na frente leste do país, depois de terem se apoderado das instalações petroleiras locais.
"A zona industrial (de Brega) se encontra sob nosso controle. Toda Brega está agora sob nosso controle", afirma um comando militar da insurgência. "As forças de Kadhafi estão se retirando para o oeste", indicou.
Depois de meses de estancamento na frente leste, os insurgentes lançaram no final de julho uma ofensiva contra Brega, um posto avançado das forças leais a Muammar Kadhafi no leste do país.
Milhares de líbios saíram às ruas na cidade de Benghazi para comemorar o que os rebeldes estão chamando de primeiro levante contra o regime de Kadhafi  (Foto: Gianluigi Guercia/AFP)Milhares de líbios saíram às ruas neste sábado (20) na cidade de Benghazi para comemorar o que os rebeldes estão chamando de primeiro levante contra o regime de Kadhafi (Foto: Gianluigi Guercia/AFP)

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro