quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Região: acidentes de trabalho ferem 63 e matam cinco

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional Saúde de Presidente Prudente (Cerest/PP) registrou 63 acidentes de trabalho considerados graves, além de cinco mortes, no período de janeiro a julho de 2011 nos 45 municípios da região que são subordinados ao Departamento Regional de Saúde – DRS-XI. "É um número bastante alto", afirma a coordenadora do órgão, a socióloga especialista em Gerência Urbana, Gestão Pública/Planejamento, Saúde Pública e Saúde do Trabalhador Maria Aparecida Rodrigues.

Na quinta-feira, dia 25, no Sest/Senat, um seminário buscará apontar estratégias de prevenção aos acidentes de trabalho. Segundo ela, os dados referem-se aos registros do SUS (Sistema Único da Saúde), ou seja, do Ministério da Saúde, e estão disponíveis no Sinan-Net (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). "São registros de acidentes de trabalho considerados graves. As ocorrências consideradas leves não estão contabilizadas", afirma. 

Explica, porém, que neste caso as estatísticas contemplam também os acidentes de trabalho de trabalhadores que não têm registro em carteira. "Para apurar os acidentes de natureza leve, o Cerest vai iniciar uma busca ativa, a princípio, junto aos postos de saúde de Presidente Prudente", adianta.

Ao Oeste Notícias, a coordenadora explica que o Cerest tem gestão municipal, mas pertence à Rede de Atenção Integral da Saúde do Trabalhador (Renast), um serviço do SUS (Sistema Único de Saúde), via Ministério da Saúde. "Por isso, que a área de atuação abrange apenas os 45 municípios da DRS-XI", afirma. A 10ª Região Administrativa do Estado de São Paulo, cuja sede é Presidente Prudente, é formada por 53 municípios.

www.oestenoticias.com.br

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro