quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Seminário de mobilização contra o escalpelamento acontecerá em Breves

O município de Breves, na Ilha do Marajó, sedia de 10 a 12 de agosto o primeiro Seminário de Mobilização Social e Capacitação de Combate ao Escalpelamento. A iniciativa é da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação de Educação em Saúde e Mobilização Social e da Comissão Estadual de Erradicação do Escalpelamento. O objetivo do evento é erradicar esse tipo de  acidente, ainda comum em áreas ribeirinhas e que vitima dezenas de mulheres e crianças. O arquipélago do Marajó é a região que registra o maior número de ocorrências de escalpelamento atualmente.

Somente em 2011 já foram quatro os acidentes deste tipo, ocorridos em Portel, Curralinho, Barcarena e Oriximiná. Em 2009 as ocorrências chegaram a 20, caindo para cinco em 2010. Apesar dessa redução, o Estado e demais entidades que atuam no combate a esse problema trabalham intensivamente para eliminar de uma vez por toda essa prática, ainda comum entre alguns condutores de barcos, de navegar sem a  proteção do eixo dos motores.

A coordenadora de Educação em Saúde e Mobilização Social da Sespa, Socorro Silva, explica que a região do Marajó tem sido alvo de ações permanentes voltadas para esse fim. "O governo do Estado tem se esforçado para firmar parcerias com sindicatos de pescadores, barqueiros, pastorais, conselhos tutelares e rádios comunitárias para sensibilizá-los sobre o escalpelamento. Durante o mês de julho, isso tem sido feito também na Operação Verão, com a distribuição de panfletos e cartazes", diz.

Além da Sespa, participarão do seminário em Breves representantes de todos os organismos que compõem a Comissão Estadual de Erradicação do Escalpelamento: Programa de Atendimento Integral às Vítimas de Escalpelamento (Paives) da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará e do Espaço Acolher; Capitania dos Portos da Amazônia Oriental; Defensoria Pública da União – Seção Pará (DPU); Ministério Público Estadual (MPE); Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro); Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef); Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa) e Sociedade Paraense de Pediatria (Sopape).

Serviço: O seminário acontecerá no auditório do Centro de Desenvolvimento e Educação Profissional de Breves (CEDEP), localizado à avenida Rio Branco, s/n, bairro do Aeroporto. Informações pelo telefone (91) 4006-4329.

Programação:

DIA 10/08/11 (Quarta-feira)
8 às 9h - Credenciamento dos participantes
9h - Abertura oficial com autoridades e convidados.
10 às 12h - Mesa 1: Política Estadual de Combate ao Acidente com Motor (Escalpelamento)/ Atendimento às Vítimas de Escalpelamento
Conferencistas: - Dr. Helio Franco de Macedo Junior - Secretário Estadual de Saúde do Pará, e representante da Fundação Santa Casa.
12h - Intervalo para almoço
14 às 18h - Mesa 2: Aspectos Jurídicos às Vítimas de Escalpelamento
Conferencistas: Representante da Defensoria Pública da União no Pará – DPU e representante do Ministério Público da União.

Dia 11/08/11 (Quinta-feira)
8 às 12h - Mesa Redonda: Fiscalização e Prevenção aos Acidentes / Estudo sobre a proteção do eixo do motor
Participantes: Maria Cristina dos Santos, coordenadora da ONG dos Ribeirinhos Vítimas de Acidente de Motor (Orvam); representantes da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental, Fundacentro e de comitês municipais de combate ao escalpelmento.
12h - Intervalo para almoço
14 às 17h - Roda de Conversa: Planejamento e execução da Política Estadual de Acidentes com Escalpelamento.
Participantes: Autoridades Municipais de Saúde, Representantes Institucionais e da Sociedade Civil.
17h30 – Encerramento.

Dia 12/08/11 (Sexta-feira)
08 às 17h - Minicurso de Capacitação para Atendimento às Vítimas de Escalpelamento, ministrado pela Fundação Santa Casa de Misericórdia, e minicurso de Capacitação de Profissionais Médicos, Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem.

Mozart Lira - Ascom/Sespa

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro