sábado, 13 de agosto de 2011

TIPOS DE INFRAÇÕES DE TRÂNSITO

Detran

Tipo de Infração | Placas de Advertência | Placas de Regulamentação | Placas de Indicação| PNET|



Transportar crianças com menos de dez anos no banco da frente dá multa de 180 UFIRs e retenção do veículo.

Usar o cinto de segurança dentro e fora da cidade, além de ser obrigatório, é uma garantia de segurança. Este é o hábito mais fácil de adquirir neste Código, mesmo assim não dispensa multa. Deixar de usar o cinto de segurança (motoristas e passageiros) implica em multa de 120 UFIRs e retenção do veículo para regularização.
Muitas pessoas já mataram e morreram dirigindo embriagado ou sob efeito de tóxicos. Diante de tantas mortes, é inadmissível irresponsabilidades tão garves. A lei de trânsito é dura e eficaz.Não tem mais perdão. Infrações como estas são consideradas crime.
Dirigir sob influência de álcool ou qualquer entorpecente ou que determine dependência física ou psíquica custa 900 UFIRs de multa, suspensão do direito de dirigir e retenção do veículo. O infrator ainda estará sujeito à detenção.
O número de vítimas de rachas, manobras perigosas e alta velocidade é assustador. Este tipo de imprudência faz parte de uma das penalidades mais duras do Código.
Tirar rachas = Multa até 540 UFIRs, suspensão do direito de dirigir e apreensão do veículo.
Transitar em rodovias e vias de trânsito  rápido em velocidade acima da máxima permitida = Multa até 540 UFIRs, suspensão do direito de dirigir.


A lei de trânsito é séria. Castigo também para quem deixar de prestar ou providenciar socorro quando estiver envolvido em acidentes ou quando alguma autoridade de trânsito solicitar que preste socorro.
Deixar de socorrer vítimas em acidente quando o condutor estiver envolvido = Multa até 900 UFIRs e suspensão do direito de dirigir. O infrator também estará sujeito à detenção de seis meses a um ano.
Deixar de prestar socorro a vítima de acidente quando solicitado por autoridade = Multa de 120 UFIRs.

Pedestre tem que atravessar na faixa e usar a passarela. E o motorista tem que respeitar a faixa e o sinal. Atualmente, 60% das mortes no trânsito são de pedestres; o Código também se preocupa com isso. A lei prevê multas para motoristas que não respeitam a faixa e o sinal vermelho.
Ultrapassar sinal vermelho = 180 UFIRs.
Avançar na faixa de pedestres quando há mudança de sinal luminoso = 80 UFIRs.

A conversa ao telefone pode tirar a atenção no trânsito. Fones de ouvido tanto podem deixar o motorista distraído como impossibilitado de ouvir buzinas em situações emergenciais. O motorista que dirigir com fones de ouvido ou falando ao celular recebe multa de 80 UFIRs.

Parece tolice, mas não é. Para evitar surpresas desagradáveis, o motorista tem que dirigir com as duas mãos.  Dirigir com uma mão só pode deixá-lo despreparado para qualquer atitude que necessite da rapidez e habilidade das duas mãos. Neste caso, dirigir com o braço pra fora do carro resultará em multa de 80 UFIRs.

O Código de Trânsito, além de motoristas e pedestres, também está de olho na educação no trânsito e na limpeza da cidade. Jogar lixo pela janela do carro é um ato mal-educado. Compromete a limpeza das vias públicas a ainda põe em risco pessoas que podem ser atingidas pelos objetos atirados. É muito fácil : é só guardar o lixo e esperar chegar em casa. Atirar água ou detritos pela janela do veículo leva a pessoa a receber multa de 80 UFIRs.


Dirigir motocicletas sem capacete pode ser uma imprudência fatal. Muitas mortes já foram registradas por isso. Motoristas e passageiros sem capacetes também serão penalizados seriamente. Dirigir motocicleta ou transportar passageiro sem o capacete de segurança e vestuário de acordo com as normas e especificações aprovadas pelo CONTRAN dá multa de multa de 180 UFIRs e suspensão do direito de dirigir.
Menores de 18 anos não possuem autorização para dirigir. Menores sem habilitação significa perigo no trânsito, prejuízo e dor de cabeça para o proprietário do veículo. A irresponsabilidade de quem confia a direção do veículo a pessoa que não esteja em condições legais de direção é punida com multas até 900 UFIRs e apreensão do veículo.
DETRAN

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro