quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Tremor que atingiu costa leste dos EUA é o mais forte desde 1897


Do UOL Notícias*
Em São Paulo

Terremoto no leste dos Estados Unidos

Foto 12 de 25 - Catedral Nacional de Washington é atingida pelo forte terremoto que abalou os EUA nesta terça-feira (23). Segundo o porta-voz Richard Weinberg, três pedaços da torre central da igreja caíram e um quarto estava em risco Mais Pablo Martinez Monsivais/AP
O terremoto de 5,9 graus que atingiu nesta terça-feira (23) a costa leste dos Estados Unidos com epicentro no Estado da Virgínia foi o mais intenso registrado desde 1897 nesta área, informou o Instituto Geológico dos EUA (USGS).

O órgão indica que apesar dos terremotos no centro e leste do país serem menos frequentes que no litoral oeste, costumam ser mais fortes e em uma região mais ampla.

O terremoto desta terça-feira, cujo epicentro foi a um quilômetro de profundidade e a uma distância de 15 km de Mineral, no Estado da Virgínia, também foi sentido em Washington, Nova York, Carolina do Norte e Filadélfia. Há relatos que o terremoto também foi sentido em Toronto, no Canadá.


Desde 1774, os habitantes do centro da Virgínia sentiram pequenos tremores e sofreram danos de pouca consideração. Mas desde 1897 a região não tinha registrado um terremoto desta magnitude, que se estendeu em uma área elíptica que abrangeu Virgínia, Virgínia Ocidental e parte do Tennessee.

No entanto, segundo seus registros, o terremoto que mais causou danos até agora nessa zona foi em 1875 e teve uma magnitude 4,8 pontos na escala Richter. O mais recente foi em dezembro de 2003 e teve uma magnitude de 4,5. A zona central sísmica da Virgínia está longe dos limites da placa tectônica mais próxima, que estão no centro do oceano Atlântico e o mar do Caribe. No entanto, o USGS assinala que nesta região se sentem pequenos terremotos a cada um ou dois anos, que causam pouco ou nenhum dano.

Feridos e prejuízos

O terremoto deixou apenas alguns feridos, mas nenhum em estado grave, segundo os serviços de resgate. Não há informações sobre mortes, de acordo com Pete Piringer, porta-voz do Corpo de Bombeiros.
Alguns prédios foram prejudicados, entre eles a Catedral Nacional de Washington, prédio mais alto da capital americana, que teve quebrado três pináculos na torre central. Richard Weinberg, diretor de comunicações do episcopado, comentou que um quarto pináculo estava inclinado e que também poderia estar danificado. A torre central do edifício, do tamanho de um prédio de 30 andares, também sofreu danos estruturais menores.

A Embaixada do Equador também foi atingida e danificada pelo tremor, segundo um recado gravado pelos bombeiros e agentes de emergência da capital americana.

O Pentágono foi evacuado, assim como partes da Casa Branca e do Capitólio. As ruas de Washington  ficaram lotadas com milhares de pessoas assustadas com a intensidade do tremor. Policiais de Washington saíram às ruas após o tremor, que durou cerca de cinco segundos.
Em Nova York, foram esvaziados alguns prédios e as obras no canteiro do World Trade Center tiveram que ser paralisadas. Imóveis em Boston foram igualmente evacuados.
Assessores informaram o presidente Barack Obama -- que está de férias em Martha’s Vineyard, uma ilha em Massachusetts -- que não havia relatos sobre danos maiores na área atingida pelo terremoto. O governante fez apenas algumas ligações para oficiais, entre eles o secretário de segurança de sua residência e o assessor de segurança nacional.
Pessoas que estão com o presidente disseram que o tremor também foi sentido no local.
Terremoto na costa leste dos EUA assusta americanos; vejaO tremor, que teve seu epicentro no Estado da Virgínia, também foi sentido em Washington, Nova York, Carolina do Norte e Filadélfia

Aeroportos

Os voos nos aeroportos internacionais de John F. Kennedy e Newark, localizados em Nova York, foram retomados após suas torres de controle terem sido evacuadas por causa de um terremoto de 5,9 graus na escala Richter registrado na costa nordeste dos Estados Unidos.

"Tudo voltou a funcionar. Houve uma suspensão temporária, mas tudo voltou à normalidade", confirmou à Agência Efe um porta-voz da Autoridade Portuária de Nova Jersey e Nova York, que tinha informado previamente sobre a evacuação por parte da Administração Federal de Aviação dos EUA das torres de controle dos dois aeroportos.

Reatores nucleares

A Comissão de Regulação Nuclear dos Estados (NRC, na sigla em inglês) anunciou o fechamento de dois reatores nucleares como medida de precaução após o terremoto. Horas depois os reatores foram reabertos e funcionam normalmente.

Os dois reatores, operados pela empresa Dominion Generation, estão localizados na estação North Anna, no centro de Virgínia, próximo do epicentro do tremor.

De acordo com a empresa, o terremoto afetou as linhas telefônicas fixas da usina nuclear. Tanto a NRC como a Dominion deslocaram analistas para inspecionar a usina.

Conferência interrompida

O sismo não afetou a atividade na Bolsa de Nova York (NYSE), onde as operações mantiveram seu curso, mas provocou evacuações em edifícios oficiais e paralisou as obras de reconstrução do World Trade Center ao sul de Manhattan.

O tremor interrompeu temporariamente a conferência que era oferecida na mesma região pelo promotor de Manhattan, Cyrus Vance, após a decisão do juiz Michael Obus de retirar todas as acusações contra o ex-diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI) Dominique Strauss-Kahn por abuso sexual e tentativa de estupro.

Tremor na segunda

Na noite de ontem (22) um terremoto de magnitude 5,3 abalou uma região montanhosa entre os Estados de Colorado e Novo México.

O terremoto aconteceu pouco antes de meia-noite e teve epicentro a 290 km de Denver, Colorado, e a uma profundidade de quatro quilômetros, afirmou o Centro Nacional de Informação de Terremotos em Golden. Informações da imprensa revelam danos em estradas e edifícios, mas não vítimas.
*Com informações das agências internacionais

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro