quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Zona Norte é ‘campeã’ de acidentes e mortes em Ribeirão


Região mais populosa da cidade teve 1.025 acidentes de trânsito e 14 mortes no 1º semestre de 2011

Wesley Alcântara
A zona Norte de Ribeirão Preto concentrou o maior número de acidentes com vítimas e de mortes no trânsito no primeiro semestre de 2011. Na região, foram 1.025 acidentes, com 14 mortes - de janeiro a junho.
Os dados foram fornecidos pela Secretaria da Segurança Pública do Estado aponta, com base em ocorrências registradas nos 2º, 3º e 5º distritos policias.
Já a zona Sul, apesar de ter menos acidentes (173 casos), teve nove mortes, o que também é considerado preocupante (leia mais ao lado). Autoridades policiais afirmam que a deficiência de sinalização na zona Norte e a imprudência dos motoristas explicam o índice elevado de acidentes.
Pela divisão da Polícia Civil, a zona Norte concentra bairros como Jardim Aeroporto, Campos Elíseos, Quintino Facci 1 e 2, Adelino Simioni, Marincek, Ipiranga, Alto do Ipiranga, Jardim Procópio e Vila Tibério, entre outros.
Na tentativa de reduzir o índice de acidentes, o comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar (PM), capitão Anderson César Navarrete, defende mudanças estruturais, que iriam de melhor sinalização até a mudança de sentido na circulação em algumas vias.
"As melhorias são necessárias e com urgência, principalmente nos Campos Elíseos, onde o tráfego de veículos é grande, devido à concentração populacional", defende.
De acordo com o capitão, a falta de sinalização de solo e horizontal em ruas do Jardim Aeroporto é bastante precária, o que prejudica os condutores e eleva o risco de batidas.
Nos Campos Elíseos, o capitão da PM aponta problemas ainda mais graves, e cita a rua Paraíba como exemplo. "Alguns trechos são preferenciais para o condutor e, ao chegar no cruzamento com a Patrocínio, existe um pare. Somente neste ponto são registrados em média cinco acidentes por semana", diz.
O delegado titular do 5º DP, Sérgio Salvador Siqueira, afirma que o atendimento de acidentes mobiliza muitos policiais. "Isso porque vão policiais militares, Instituto de Criminalística, delegado, e ainda tem toda uma burocracia a seguir."
Siqueira aponta que medidas simples reduziriam o número de casos. "No Ipiranga, por exemplo, há muitas vias de mão dupla e até simples que não possuem sinalização."

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro